quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Paciência - O NOSSO TEMPO, O TEMPO DE DEUS E O TEMPO DOS OUTROS

Tempo. Já criaram músicas sobre esta palavra, já filosofaram, já criaram ditados, já tentaram explicar que tudo na vida precisa de um tempo...O que torna mais difícil, talvez, é que a vida é feita de vários tempos: O NOSSO, O DE DEUS E O DOS OUTROS. Não necessariamente nesta ordem, é claro.

O NOSSO - Sabemos que nascemos e temos o nosso tempo de crescer: aprender a falar, a estudar, a ter a base da família que pode determinar nosso caráter e futuro. O nosso tempo de poder ver a vida como ela é, de ter as primeiras vezes - e como são maravilhosas e intensas as primeiras vezes né?! O primeiro beijo, a primeira transa (fazer amor), a primeira vez que se dirige, que sai de casa sozinho...Mas também aprendemos que o tempo serve para curar dores cruéis como esquecer um grande amor. Como dizer adeus a quem se ama no leito de morte e ter de conviver apenas com a saudade. O tempo de aprender que a vida é dura e real e que nem todo mundo é legal. O tempo de virar adulto, ter responsabilidades, aprender que os sonhos ficam menores e não são mais tão cor de rosa assim...O tempo de envelhecer e ver chegar as debilidades do corpo físico, mas de ter mais paciência e sabedoria para lidar com as pessoas depois de tanto aprendizado...E para muita gente é aí, neste tempo, que se pensa: O que eu fiz do meu tempo na vida?

DOS OUTROS - Ah, se a gente pudesse fazer algumas pessoas seguirem conosco no nosso tempo. Terem a nossa cabeça. Amar a gente no nosso tempo. É egoísmo eu sei, mas o tempo dos outros é diferente desde criança. Uns gostam de apressar o tempo e querem viver tudo e acham que temos a obrigação de acompanhar. Outros ficam tão para trás que a gente é que não acompanha. Outros até que andam no nosso tempo...E estas provavelmente são as pessoas que você sempre vai ter ou vai querer ao seu lado. O duro do tempo dos outros é que ele realmente não depende da gente, só de Deus. É uma arte entender que cada um tem seu tempo, para tudo. Em qualquer estação da vida. E o tempo dos outros é bem parecido no fundo com todos os nossos processos de vida...Só que...Bem, é o tempo dos outros...

DE DEUS - Este é o mais sábio de todos! Pena que muitas vezes não compreendemos. Mas sabemos que aí aparecem os ditados: "Calma, tudo tem seu tempo". Deus sabe realmente o que a gente precisa no tempo certo. Ele não é mau quando nos faz sofrer. Se ele fez é porque naquele tempo precisamos aprender alguma coisa, que seja ter fé, que seja ser mais humilde, amadurecer. A questão é que muitas vezes pra gente o tempo de Deus demora muito acontecer...Paciência não é uma das minhas virtudes, mas tenho aprendido que se a gente observar o tempo dele, vamos entender não só o nosso tempo, mas aprender a respeitar o tempo do outro e até perdoar o outro por falta de tempo. É, porque muita gente também não tem tempo para a gente, para Deus, para os outros. Simplesmente passam na vida sem viver e apreciar cada tempo da vida. Eu já quis brigar com Deus por ele não me ajudar no meu tempo. Mas acho que o ditado sempre tem razão e realmente tudo que vivi até hoje: FOI NO TEMPO CERTO...E NO TEMPO DE DEUS!

Agora, para finalizar, uma música que eu ofereço para pensar, que eu escutei neste feriado de aniversário de Uberlândia numa viagem que eu fiz...O que a gente tem feito com o nosso tempo? A VIDA NÃO PÁRA, MAS É PRECISO TER:

PACIÊNCIA
(Composição: Lenine e Dudu Falcão)

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...


Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...


O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...


Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...


Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...


Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara
A vida é tão rara...
A vida é tão rara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário