segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas"

Luis Fermando Veríssimo escreveu várias coisas que gosto. Entre suas linhas, ele escreveu "A pessoa errada". Eu não sei dizer que confusão paira sobre minha cabeça, minha vida...Mas para uma canceriana como eu, tudo muda de repente, sempre...E eu posso no mesmo momento odiar e amar alguém. Ou posso querer matar alguém de manhã e de noite já ter esquecido tudo que a pessoa fez e "perdoá-la" profundamente.


Algumas pessoas podem abusar achando que somos vulneráveis apenas e se aproveitar desta nossa "bondade", mas tem gente que pode entender que ser assim é um bom sinal, afinal não guardamos raiva por muito tempo...Apesar de cancerianos gostarem do passado, digamos que ele me serve para poder guardar coisas boas e as ruins manter bem viva para poder servirem de aprendizado...Mas eis que vem a frase deste post: "Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas". Sim...Tenho descoberto que a cada resposta, respondida, surge uma nova pergunta. E o que era, nem sempre é mais. Ou o que a gente pensava que existia, de repente descobrimos que estávamos enganados. Ou que a gente e todos fazem julgamentos a todo o tempo e se esquecem de viver...E até eu mesma busco tanto a verdade, que de repente ela nem é tão feia, ou tão ruim.


Só sei que depois de um tempo quebrando barreiras e tentando voltar a ser eu, acabei exagerando na dose. Parece que voltei a ser adolescente. E isso eu não quero. Engraçado que eu ser adolescente e ter atitudes de adolescente faz com que alguns dos meus amigos não deem pitaco e até gostem da forma como estou, sou. Parece que eles acham que esta sou eu e é engraçado. Mas não é mais engraçado. Aquela Palmira que eu fui no passado ficou para trás e quero que fique lá. Eu não quero agora de fato voltar a ser o que eu era. Uma fuga destas não compensa. Porque no fim das contas, agora mais do que nunca, quem dorme sozinha ou acorda sou eu. E cadê quem se preocupava comigo antes de eu estar solteira? Bem...alguns poucos eu sei onde estão e estão bem presentes, outros...bem distantes.


Estão vendo como é a vida? Ninguém vive a vida de ninguém. Errando e acertando, a gente é que sempre arca com nossos erros, escolhas...E eu não tenho pudor de dizer que sim, eu sou hipócrita. Eu falo uma coisa e faço outra em vários momentos. E não tenho pudor de dizer que andei pensando sobre os casais que conheço da vida real e das novelas e que se de repente eu quiser fazer meu filme eu vou fazer.


Estou cheia de perguntas. As respostas do passado já tenho. Mas quem irá responder minhas novas perguntas? Estou tentando olhar pra dentro de mim, do meu coração, sentir o que ele sente e acima de tudo seguir a minha intuição e minha fé...O que eu quiser viver, eu vou viver.


Ainda é cedo, as perguntas são muitas. E se elas ainda estão sem respostas, não adianta nem eu e nem ninguém me cobrar nada, muito menos tentarem responder. O que eu sei, é que num mundo de perguntas e respostas, o que é verdade e o que é mentira é algo que às vezes se confunde e que no mesmo momento que é, depois deixa de ser. E que no meio disso tudo ainda existe a hipocrisia que é minha, que é sua, que é de todo mundo. Atirem a primeira pedra se eu disse algo errado!


Mas vamos ao poema, só para fechar com algo bonitinho:

A Pessoa Errada
Pensando bem, em tudo o que a gente vê, e vivencia, e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente. Existe uma pessoa, que se você for parar pra pensar, é na verdade, a pessoa errada. Porque a pessoa certa faz tudo certinho: chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas.Mas nem sempre precisamos das coisas certas. Aí é a hora de procurar a pessoa errada. A pessoa errada te faz perder a cabeça, fazer loucuras, perder a hora, morrer de amor. A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar, que é para na hora que vocês se encontrarem a entrega seja muito mais verdadeira.A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa. Essa pessoa vai te fazer chorar, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lagrimas, essa pessoa vai tirar seu sono, mas vai te dar em troca uma inesquecível noite de amor. Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar toda a vida esperando você.A pessoa errada tem que aparecer para todo mundo, porque a vida não é certa, nada aqui é certo. O certo mesmo é que temos que viver cada momento, cada segundo amando, sorrindo, chorando, pensando, agindo, querendo e conseguindo. Só assim, é possível chegar aquele momento do dia em que a gente diz: "Graças a Deus, deu tudo certo!", quando na verdade, tudo o que Ele quer, é que a gente encontre a pessoa errada, Para que as coisas comecem a realmente funcionar direito prá gente.
Nossa missão: Compreender o universo de cada ser humano, respeitar as diferenças, brindar as descobertas, buscar a evolução.
Luis Fernando Veríssimo